sábado, 28 de fevereiro de 2009

Volta Carnavalesca 09


Passados do dia ,
Quedas , Boca Seca , Trek , Coelhone e o Tó Pinheiro que mais parece uma personagem do filme da guerra das estrelas com aquela espada no meio do peito.


Zona de atascanço .


Familia Madeira em fuga do resto do pelotão .


Tó Pinheiro , em forma , na sua nova maquina .
KTM SCORE 2.0


Coelhone ,hoje nao fez das suas !!!!!.....


Não tas nada gordo !!!
Se nao for eu a tirar uma foto a mim mesmo ninguem conhece o fotografo!!!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

4 Horas Resistencia Tigres do Pedal


Presença marcada por alguns dos Passados na prova de resistência na Raposa !!!
Rodolfo Dias 3º lugar .

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Na rota do Lagar de Azeite


Passados do dia :
Nuno Coelhone , Happy Meal , Toino Boca Seca , Quedas e Trek


Tem de haver sempre avarias no caminho , quando nao sao mecanicas , sao gastro-intestinais , ja vão ver porquê!!!!

Merda (do latim merda é uma expressão geralmente pejorativa, polissêmica e usada principalmente na linguagem coloquial. Em sentido estrito, é resultado do processo digestivo( GOMAS OFERECIDAS NO PASSEIO DE SALVATERRA , FORA DE PRAZO ) e refere-se às fezes expelidas por um organismo vivo( NUNO COELHO), usualmente expulsas do corpo pelo ânus, mais conhecido por OLHO DO CÚ!!!


Toino Boca Seca , na sua nova montada !!!! SPECIALIZED EPIC CARBONARA


Zona da Azoia , muito bom mesmo . Temos de lá voltar mas é para fazermos o trajecto ao contrario


Muito azeite já se terá feito aqui .
MÓ - • Pedras cinzas de Pedra-de-Grão , cortadas inteiriçamente, são utilizadas para moer azeitonas; imitações dessas pedras são utilizadas de forma decorativa . Essas pedras desgastam-se rapidamente e geralmente são utilizadas para moer alimentação animal, pois deixam resíduos de pó de pedra na farinha, tornando-a indesejável para consumo humano.
• Pedras rebarbadas francesas, utilizadas para obter um moer refinado. Não cortadas inteiriçamente, mas construídas com partes de quartzo, cimentadas e unidas com barras de ferro. Esse tipo de pedra vem do Vale do Marne, no norte da França.
Uma mó é formada por diversos sulcos que provém uma lâmina de corte e ajudam a manter a farinha moída fora das pedras. Quando em uso normal, a mó precisa ser afiada constantemente para manter a lâmina.
Mó é um conjunto de duas pedras. A base, ou mão-de-mó é estacionária, não se move. Acima da mão-de-mó fica a pedra de moer, que é a peça que, na verdade, realiza a moenda quando se choca contra a mão-de-mó.
Mós devem ser balaceadas igualmente, e alcançar a correta separação entre as pedras é crucial para produzir farinha de boa qualidade.



Um bocadinho de cultura geral pós meninos :
Prensa de Azeite é aquele zingarelho que nós vimos onde alguem deixou o " MOSTO "
A maquinaria para prensar as azeitonas e extrair o óleo foi, provavelmente, introduzida na região pelos Romanos. É possível que a tecnologia de extrair o óleo ficou praticamente inalterada até a introdução de motores eléctricos e prensas hidráulicas.
As prensas de azeitona na região utilizam, tradicionalmente, uma roda hidráulica para movimentar duas mós em granito que esmagam a azeitona e os caroços transformando ambos em polpa. Depois o óleo é extraído, pondo o baganho para dentro de seiras circulares feitas de esparto, colocando uma sobre a outra, e, finalmente, as seiras são prensadas.
Neste caso é utilizado o sistema de “varas”: Trata-se de um grosso tronco de árvore, do qual uma extremidade é encaixada na parede do lagar. A vara, que geralmente pesa mais do que 1 tonelada, é levantada na outra extremidade por um parafuso em madeira. O baganho de azeitona é posto por baixo da trave, perto da base e a seguir, o parafuso baixa a viga. O líquido extraído é uma mistura de azeite e água. Em seguida, este líquido é filtrado para remover impurezas. O azeite e a água são separados num grande recipiente com um fundo curvado e uma torneira na parte inferior. Suave calor pode acelerar o processo de separação. Depois de o azeite e a água se terem separados, o azeite soube, a água pode ser removida pela torneira, e a seguir, o azeite.


Mal chegaram , sentaram-se .... alguem tinha de lavar as bikes , mas penso que calha ao Quedas este pincel !!!!


Alguem tinha de o fazer , mas os restantes Passados so sabiam dar bitaites !!


Empregados do estado estes 3 gabirus , um a lavar as bikes e os outros a ver ....


Novamente a trabalhar !!!!


Tinha de revelar o cagão do dia , este homem foi o responsavel por aquele belo exemplar em forma de sapo !!! Aqui ja se vinha a aprumar para continuarmos a volta programada , mas quando este homem vai, temos destes imprevistos pelo caminho!!
NUNO COELHONE - agora vai ficar alcunhado nos proximos tempos pelo HOMEM POIA