domingo, 8 de fevereiro de 2009


Muito azeite já se terá feito aqui .
MÓ - • Pedras cinzas de Pedra-de-Grão , cortadas inteiriçamente, são utilizadas para moer azeitonas; imitações dessas pedras são utilizadas de forma decorativa . Essas pedras desgastam-se rapidamente e geralmente são utilizadas para moer alimentação animal, pois deixam resíduos de pó de pedra na farinha, tornando-a indesejável para consumo humano.
• Pedras rebarbadas francesas, utilizadas para obter um moer refinado. Não cortadas inteiriçamente, mas construídas com partes de quartzo, cimentadas e unidas com barras de ferro. Esse tipo de pedra vem do Vale do Marne, no norte da França.
Uma mó é formada por diversos sulcos que provém uma lâmina de corte e ajudam a manter a farinha moída fora das pedras. Quando em uso normal, a mó precisa ser afiada constantemente para manter a lâmina.
Mó é um conjunto de duas pedras. A base, ou mão-de-mó é estacionária, não se move. Acima da mão-de-mó fica a pedra de moer, que é a peça que, na verdade, realiza a moenda quando se choca contra a mão-de-mó.
Mós devem ser balaceadas igualmente, e alcançar a correta separação entre as pedras é crucial para produzir farinha de boa qualidade.

Sem comentários: