domingo, 8 de fevereiro de 2009



Um bocadinho de cultura geral pós meninos :
Prensa de Azeite é aquele zingarelho que nós vimos onde alguem deixou o " MOSTO "
A maquinaria para prensar as azeitonas e extrair o óleo foi, provavelmente, introduzida na região pelos Romanos. É possível que a tecnologia de extrair o óleo ficou praticamente inalterada até a introdução de motores eléctricos e prensas hidráulicas.
As prensas de azeitona na região utilizam, tradicionalmente, uma roda hidráulica para movimentar duas mós em granito que esmagam a azeitona e os caroços transformando ambos em polpa. Depois o óleo é extraído, pondo o baganho para dentro de seiras circulares feitas de esparto, colocando uma sobre a outra, e, finalmente, as seiras são prensadas.
Neste caso é utilizado o sistema de “varas”: Trata-se de um grosso tronco de árvore, do qual uma extremidade é encaixada na parede do lagar. A vara, que geralmente pesa mais do que 1 tonelada, é levantada na outra extremidade por um parafuso em madeira. O baganho de azeitona é posto por baixo da trave, perto da base e a seguir, o parafuso baixa a viga. O líquido extraído é uma mistura de azeite e água. Em seguida, este líquido é filtrado para remover impurezas. O azeite e a água são separados num grande recipiente com um fundo curvado e uma torneira na parte inferior. Suave calor pode acelerar o processo de separação. Depois de o azeite e a água se terem separados, o azeite soube, a água pode ser removida pela torneira, e a seguir, o azeite.

Sem comentários: